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MÓDULO DIDÁTICO - AULAS DOS DIAS, 02 E 03 DE MAIO DE
2021.
https://wwwvirologiaead.blogspot.com/
https://www.slideserve.com/login
Virologia: Curso
Modulado
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
100 HORAS
AULAS
Especialista Professor César Augusto Venâncio da Silva
Terrorismo Psicológico na crise “pontual” do surto de Coronavírus,
SARS-CoV-2, COVID-19. A questão é: “COVID-19 e coronavírus são a mesma coisa?
Esse é o ponto fundamental que leva o especialista a introduzir o presente
Curso de Virologia voltado para a comunidade em geral nos termos da proposta
apresentada as instituições definidas no Plano de Curso, que neste e-book,
livro físico e digital, se publica para discussões acadêmicas. Não objetiva subjugar
entendimentos divergentes ou alterar idéias convergentes”. Assim, dentro do
contexto do Curso.
1 - Introdução.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem
menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula protéica envolvendo o
material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os
dois juntos (citomegalovírus).
1.1 - O citomegalovírus, conhecido como “CMV”, é um
vírus da mesma família da herpes, que pode se apresentar com sintomas,
exemplos: febre, mal estar e inchaço na barriga. O exemplo do herpes, esse
vírus também estão presentes na maioria das pessoas, mas só provoca sintomas
quando o sistema imunológico encontra-se debilitado, podem ocorrer em gestante,
pessoas com HIV ou em pacientes que está a fazer tratamento oncológico (contra
o câncer, por exemplo).
Durante a gravidez, esse vírus é detectado através
dos exames do pré-natal, mas geralmente é inofensivo e não provoca nenhuma
alteração no bebê, principalmente quando a mulher foi infectada ainda antes de
engravidar. No entanto, quando a mulher é infectada durante a gestação, o vírus
pode causar problemas como microcefalia e surdez no bebê.
1.1.1 - Principais sintomas. Normalmente, a infecção
pelo CMV não causa sintomas, sendo comum que a pessoa descubra que está
infectado quando faz algum exame de sangue específico para o vírus. No entanto,
alguns sintomas podem surgir quando o sistema imunológico está baixo, como por
exemplo:
1.
Febre
acima de 38ºC;
2.
Cansaço
excessivo;
3.
Inchaço
da barriga;
4.
Barriga
dolorida;
5.
Mal
estar generalizado;
6.
Inflamação
do fígado;
7.
Aborto
espontâneo;
8.
Em
pessoas com HIV/AIDS, pode ocorrer infecção na retina, cegueira, encefalite,
pneumonia e ulceras no intestino e esôfago.
1.1.2 - Como diagnosticar. O diagnóstico da infecção
pelo citomegalovírus é feito através de exame de sangue específico, que mostram
se existem anticorpos contra o vírus. Quando o resultado do exame traz o
resultado reagente CMV IgM, indica que a infecção pelo vírus ainda está no início,
mas se o resultado for reagente CMV IgG, significa que o vírus está presente há
mais tempo no organismo, permanecendo, então, por toda vida, assim como
acontece com a herpes. Na gravidez, caso
o resultado seja reagente CMV IgM a grávida deve iniciar o tratamento com
antivirais ou imunoglobulinas, para evitar a transmissão para o bebê.
1.1.3 - Principais complicações. As complicações da
infecção pelo citomegalovírus ocorrem principalmente nas crianças que são
infectadas pelo vírus durante a gravidez, e incluem:
1.
Microcefalia;
2.
Atraso
no desenvolvimento;
3.
Coriorretinite
e cegueira;
4.
Paralisia
cerebral;
5.
Defeitos
na formação dos dentes;
6.
Paralisia
de algumas partes do corpo, principalmente das pernas;
7.
Surdez
neurossensorial.
Já nos adultos, as complicações surgem quando a
infecção se desenvolve muito, como acontece em pessoas com o sistema imune
enfraquecido, resultando principalmente em cegueira e perda dos movimentos das
pernas, por exemplo.
1.1.4 - Como acontece a transmissão do vírus. A
transmissão do citomegalovírus pode ocorrer através do contato com secreções do
corpo, como as da tosse e da saliva, através do contato íntimo com uma pessoa
infectada ou por meio do compartilhamento de objetos contaminados, como copos,
talheres e toalhas. Além disso, o vírus também pode ser transmitido através de
transfusões sanguíneas ou de mãe para filho, principalmente quando a mulher
grávida é infectada durante a gestação.
1.1.5 - Como prevenir. Para prevenir a contaminação
pelo citomegalovírus é importante lavar bem as mãos, principalmente antes e
após ir ao banheiro e trocar a fralda da criança, por exemplo, além de lavar
bem os alimentos na hora de cozinhá-los. Além disso, é importante usar preservativo nas
relações sexuais e evitar dividir objetos pessoais com outras pessoas.
1.1.5.1 - Um alerta. O Curso e o docente alerta que
este momento é um espaço informativo, de divulgação e educação de temas
relacionados com saúde, não devendo ser utilizado como substituto ao
diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.
1.1.6 - Referência Bibliográfica.
Pannuti C. Citomegalovirose. In: Focaccia R,
Veronesi R, editores. Tratado de infectologia. São Paulo: Atheneu; 2009. p.
363-71; Mendrone Junior A. Prevalência da infecção pelo citomegalovírus: a
importância de estudos locais. Rev Bras Hematol Hemoter. 2010 fev;32(1):7-8;
Stagno S, Reynolds DW, Huang E-S, Thames SD, Smith RJ, Alford CA. Congenital
cytomegalovirus infection — occurrence in an immune population. N Engl J Med.
1977 Jun;296(22):1254-8; Stagno S, Reynolds DW, Pass RF, Alford CA. Breast milk
and the risk of cytomegalovirus infection. N Engl J Med. 1980
May;302(19):1073-6; Stagno S, Pass RF, Dworsky ME, Henderson RE, Moore EG,
Walton PD, et al. Congenital cytomegalovirus infection — the relative
importance of primary and recurrent maternal infection. N Engl J Med. 1982
Apr;306(16):945-9.
1.1.7 – Importância ecológica dos vírus. Vírus são as
mais abundante entidade biológica em ambientes aquáticos. Existe
aproximadamente um milhão deles em uma colher de chá de água do mar. E eles são
essenciais para a regulação dos ecossistemas de água salgada e de água doce. A
maioria destes vírus são bacteriófagos, que são inofensivos para plantas e
animais. Eles infectam e destroem as bactérias em comunidades microbianas
aquáticas e este é o mais importante mecanismo de reciclar carbono no ambiente
marinho. As moléculas orgânicas liberadas das células bacterianas pelos vírus
estimulam crescimento bacteriano e de algas.
1.1.7.1 – Bacteriófagos. Importância dos vírus.

Um bacteriófago um vírus que infectas bactérias.
Os bacteriófagos estão presentes em diversos
ambientes, podendo ser isolados de água, solo, produtos alimentares e, até
mesmo, de outros microrganismos. Apesar de também poder estar presente no
organismo, principalmente na pele, na cavidade oral, nos pulmões e nos sistemas
urinários e gastrointestinais, os bacteriófagos não provocam doenças ou
alterações no corpo humano, isso porque possuem preferência por células
procarióticas, ou seja, células menos evoluídas, como a das bactérias. Os
bacteriófagos, também conhecidos como fagos, são uns grupos de vírus capazes de
infectar e se multiplicar dentro das células bacterianas e que, quando saem,
promovem a sua destruição. Além disso,
são capazes de estimular resposta imunológica do organismo, de modo que não conseguem
atuar nos microrganismos responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, além
de possuírem elevada especificidade em relação ao seu hospedeiro, isto é, ao
microrganismo patogênico. Assim, as bactérias que fazem parte do micro bioma
não são destruídas devido à relação positiva estabelecida entre os
bacteriófagos e o sistema imune.
1.1.7.1.1 – Característica do Bacteriófago. Características
do bacteriófago. Os bacteriófagos são vírus que podem ser encontrados em
diversos ambientes, inclusive no corpo humano, no entanto não causam alterações
ou doenças já que não possuem especificidade para as células que constituem o
corpo. Outras características do bacteriófago são: São formados por um
capsídeo, que é uma estrutura formada por proteínas que tem como função
proteger o material genético do vírus; Podem possuir diferentes tipos de
material genético, como fita dupla de DNA, fita simples de DNA ou RNA; Além de
poderem ser diferenciados quanto à sua composição genética, os bacteriófagos
também podem ser diferenciados pela estrutura do capsídeo; São incapazes de se
multiplicar fora de um hospedeiro, ou seja, precisam estar em contato com uma
célula bacteriana para que possa haver replicação, e por isso podem também ser
conhecidos como "parasitas bacterianos"; Apresentam elevada
especificidade para o hospedeiro, que são as células bacterianas. Fagos são muito importantes na biologia
molecular sendo utilizados como vetores de clonagem para inserir DNA nas
bactérias. Eles estão sendo também avaliada por pesquisadores médicos como uma
alternativa aos antibióticos para tratar infecções por bactérias, técnica
conhecida como Fagoterapia. Phage display é um teste para investigar interações
de proteínas pela integração de múltiplos genes de um banco de genes em fagos(Porto: Porto Editora, 2003-2018(Consultado em 2021-02-24
15:45:45). Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$bacteriofago Bacteriófagos.
Brasil Escola Informática. Biologia (Seres Vivos). Alunos Online. Consultado em
7 de março de 2021)
1.1.7.1.1.1 – Capsídio. Cápside ou capsídeo é o invólucro de origem protéica
dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e
além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois
tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias
presentes na superfície celular. Alguns vírus têm apenas um tipo de proteínas
nos seus capsídeos, mas a maioria tem vários tipos diferentes que se associam
de formas específicas, formando o capsômero.
1.1.7.1.1.2 – Capsômeros são estruturas proteicas
que se encaixam e formam uma cápsula de proteção para o genoma viral. Essa
cápsula, que além de proteger, também transporta o material genético e em
alguns casos tem a capacidade de se ligar a membrana de uma célula hospedeira,
é chamada de capsídeo. Capsídeos então são formados por blocos menores que se juntam
chamadas de capsômeros. Um dos menores vírus conhecidos, o bacteriófago
phi-X174, tem por exemplo 60 capsômeros formando o seu capsídeo. Já o maior
vírus, encontrado em uma espécie de mosca, tem 1500 capsômeros na constituição
do capsídeo(Referência
- BARRETO, Rosimar de Castro et al. Relação papilomavírus (HPV) e tumor maligno
da cavidade bucal. Rev Bras Cien Saúde, v. 18, n. 3, p. 261-70, 2014. – Link).
1.1.7.1.1.3 -
AULA INTERATIVA ABERTA.
FASES DA REPLICAÇÃO VIRAL - Bacteriófago infectando
uma bactéria.
https://www.youtube.com/watch?v=t2FoZy-K4Hk&t=12s
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1.1.7.1.1.4 -
AULA INTERATIVA ABERTA.
https://www.youtube.com/watch?v=tpluO1g2MSw
Bacteriófago Virologia.
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1.1.8
– Primeira Avaliação(QUESTIONÁRIO. Cada questão vale 0,5 pontos).
1.1.8.1 –
Primeira Avaliação. Exercícios Sobre Vírus. Importante entender os principais
características desses organismos acelulares. Para ampliar a interação de
contéudo e avaliação de conhecimentos, recomendo(amos) o artigo de autoria de Vanessa
Sardinha dos Santos: “Vírus
- Os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios, não possuem metabolismo
próprio e não são formados por células”.
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/virus.htm
1.1.8.1.1.
- AULA INTERATIVA ABERTA.
https://www.youtube.com/watch?v=v8M1ToKn6ag
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1.1.8.1.1.1
- AULA INTERATIVA ABERTA. Vírus
- parasitas intracelulares
obrigatórios.

Os vírus são organismos considerados parasitas
intracelulares obrigatórios.
Os vírus, organismos que apresentam diâmetro entre 15 e 300 nm, são
denominados de parasitas intracelulares obrigatórios, pois apenas
se reproduzem no interior de células. Diferentemente de todos os seres vivos,
esses organismos não possuem célula e metabolismo próprio e, por isso, não são
considerados por muitos autores como formas de vida. Entretanto, em virtude da
capacidade de se autoduplicar e possuir variabilidade e ácidos nucleicos,
outros especialistas consideram esses organismos como seres vivos. Os vírus
foram descobertos a partir dos estudos independentes realizados por Dmitri
Iwanowski e Martinus Beijerinck em 1892 e 1898, respectivamente. Esses
pesquisadores estudaram o agente causador da doença denominada de mosaico do
tabaco, que deixava as folhas de tabaco manchadas entre a coloração
verde-escura e clara. Apesar da descoberta, os vírus foram visualizados apenas
na década de 1940, após a invenção do microscópio eletrônico.
1.1.8.1.1.1.1
- Estrutura do virus. Com a visualização dos vírus, foi
possível conhecer sua estrutura, que é relativamente simples quando comparada
com a das células eucarióticas, por exemplo. De uma maneira simplificada,
podemos dizer que esses organismos são formados por duas partes principais:
o material genético, que normalmente é o DNA ou o RNA,
raramente os dois, e uma capa proteica (capsídeo). O capsídeo
pode apresentar diferentes simetrias, tais como a icosaédrica, helicoidal ou
complexa. Na simetria icosaédrica, observa-se que o capsídeo assume uma forma
similar a de um icosaedro, ou seja, um poliedro formado por 20 faces, 12
vértices e 30 arestas. Como exemplo desse tipo de vírus, podemos citar o
herpesvírus e o rinovírus. A simetria helicoidal, por sua vez, apresenta o
capsídeo com formato de hélice, como é caso do vírus da raiva e da gripe. Por
fim, o vírus de simetria complexa apresenta uma morfologia bastante distinta
que não se encaixa em nenhum dos outros tipos. O exemplo mais típico desse tipo
de vírus são os bacteriófagos.
Alguns vírus possuem, além do capsídeo, outra estrutura que reveste o
vírus denominada de envelope. O envelope viral, que é
constituído por lipídios, proteínas e carboidratos, é formado a partir da
membrana da célula infectada. Como exemplo de vírus envelopado, podemos citar o
HIV, o vírus causador da AIDS.

Observe a estrutura de um vírus envelopado.
1.1.8.1.1.1.2
- Replicação viral. Os vírus reproduzem-se apenas no
interior da célula de um hospedeiro, uma vez que não possuem metabolismo
próprio. Ao atingir uma célula e parasitá-la, uma série de processos ocorre até
que o vírus consiga fazer com que a célula trabalhe a seu favor. Podemos
dividir a replicação viral nas seguintes etapas:
1-
Adsorção: Etapa em que o vírus liga-se à
receptores de membrana na célula hospedeira;
2-
Penetração: Etapa em que o vírus adentra a
célula;
3-
Desnudamento: Etapa em que ocorre a remoção
do capsídeo e a liberação do material genético;
4-
Transcrição e tradução: Etapa em que ocorre a formação de
proteínas dos vírus;
5-
Maturação: Ocorre a formação de novas
partículas virais;
6-
Liberação: Vírus sai do interior da célula
pronto para parasitar outras.
1.1.8.1.1.1.2.1 - AULA
INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
Replicação viral - parte 1
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1.1.8.1.1.1.2.2 - AULA
INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
Replicação viral - parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=fx5EN2eFejE
<iframe width="560"
height="315"
src="https://www.youtube.com/embed/fx5EN2eFejE?controls=0"
title="YouTube video player" frameborder="0"
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gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
1.1.8.1.1.1.2.2 - AULA
INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
Replicação viral - parte 3.
https://www.youtube.com/watch?v=QoewpD9hrf0
<iframe width="560" height="315"
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1.1.2.1.1.1.3
- Exemplos de doenças causadas por virus. Os vírus podem infectar qualquer ser vivo, desde os unicelulares, como
bactérias, até pluricelulares, como os humanos. A infecção nos humanos é
responsável por várias doenças.
Veja a seguir alguns exemplos de infecções virais:
AIDS – Agente etiológico: HIV (Vírus
da Imunodeficiência humana)
1.1.2.1.1.1.3.1
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.2
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.3
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.4
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.5
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.6
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.7
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.8
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
1.1.2.1.1.1.3.9
- AULA INTERATIVA ABERTA.
Virologia:
Catapora – Agente etiológico: Varicela-zóster
Condiloma acuminado – Agente etiológico: HPV (Papiloma Vírus Humano)
Gripe – Agente etiológico: Influenza
Herpes bucal – Agente etiológico: HSV-1 (Vírus Herpes Simples tipo 1)
Herpes genital – Agente etiológico: HSV-2 (Vírus
Herpes Simples tipo 2)
Poliomielite – Agente
etiológico: Poliovírus
Raiva – Agente etiológico: Vírus da raiva
Resfriado – Agente etiológico: Rinovírus e
outros tipos.
Rubéola – Agente etiológico: Vírus da
Rubéola
1.1.2.1.1.1.4
- O OBJETIVO DESTA SEQUÊNCIA…
(…) é
propiciar a ampliação dos conhecimentos a respeito dos vírus, pequenas
estruturas que intrigam os pesquisadores e são responsáveis por graves
problemas de saúde na população. Como estamos a ver agora na COVID.19.
1.1.9.
QUESTIONÁRIO – Avaliação Virologia.
1.
Questão 1
Os vírus não são considerados seres
vivos por muitos autores, uma vez que não são capazes de realizar atividades
metabólicas fora de uma célula. Por essa razão, eles são chamados de:
a)
bacteriófagos.
b)
organismos
metabolicamente inativos.
c)
parasitas
intracelulares obrigatórios.
d)
parasitas
intercelulares obrigatórios.
e)
inquilinos
intercelulares.
2.
Questão 2
Os vírus são formados basicamente por
moléculas de ácido nucleico, que pode ser DNA ou RNA, envoltas por proteínas. A
capa de proteína que envolve o ácido nucleico é chamada de:
a)
Nucleocapsídio.
b)
Envelope
viral.
c)
Interferon.
d)
Capsídeo.
e)
Capsômero.
3.
Questão 3
Cada vírus só é capaz de parasitar
células específicas, uma vez que em sua superfície são encontradas proteínas
que se encaixam perfeitamente em receptores localizados na membrana das células
hospedeiras. As proteínas encontradas na superfície do capsídio ou do envelope
lipoproteico recebem o nome de:
a)
virulentas.
b)
ligantes.
c)
conectoras.
d)
carregadoras.
e)
estimulantes.
4.
Questão 4
(UEMS) Sobre os vírus, é correta a
afirmação:
a)
Todos
os vírus têm DNA na sua constituição.
b)
Os
vírus diferem dos seres vivos por serem acelulares.
c)
Não
necessitam de outros organismos para sua reprodução.
d)
Não
infectam células bacterianas.
e)
É
considerado um ser unicelular.
5.
Questão 5
(Unirio) Pesquisadores têm procurado
isolar o vírus da gripe espanhola que, em 1918, matou mais de 20 milhões de
pessoas. O trabalho está sendo realizado em um cemitério de Spitzberg, numa
ilha da Noruega, a pouco mais de um quilômetro do Polo Norte. O conhecimento
desse vírus é um caminho importante para o desenvolvimento de métodos de
prevenção para novos casos de epidemias viróticas.
Assinale a opção que apresenta uma
característica dos vírus que permite sua existência após tantas décadas
transcorridas.
a)
Esses
organismos apresentam DNA ou RNA como material genético.
b)
Fora
de uma célula viva os vírus podem ser cristalizados.
c)
Os
vírus apresentam um capsídeo proteico envolvendo o material genético.
d)
Os
vírus têm capacidade de reduzir seu metabolismo.
e)
Os
vírus promovem a decomposição lenta dos cadáveres em solos gelados.
6.
Questão 6
Todas as doenças abaixo são causadas
por vírus, com exceção de:
a)
aids.
b)
catapora.
c)
gripe.
d)
covid-19.
e)
sífilis.
7.
Questão 7
Sobre os vírus, marque a alternativa
incorreta.
a)
Os
vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
b)
Os
vírus só se reproduzem no interior de outros vírus.
c)
Os
vírus não possuem metabolismo próprio.
d)
Muitos
autores não consideram os vírus como seres vivos, pois não possuem células.
e)
Os
vírus possuem material genético.
8.
Questão 8
Alguns vírus possuem, além de uma
capa proteica, uma estrutura de natureza fosfolipídica os envolvendo. Que nome
recebe essa estrutura?
a)
Nucleocapsídio
b)
Envelope
viral
c)
Membrana
plasmática
d)
Capsídeo
e)
Capsômero
9.
Questão 9
Os vírus são organismos que se reproduzem
apenas no interior da célula. Podemos dividir a replicação viral em algumas
etapas. Analise as alternativas abaixo e identifique corretamente o nome da
etapa que se caracteriza pela ligação do vírus a receptores presentes na
membrana da célula hospedeira.
a)
Penetração
b)
Desnudamento
c)
Tradução
d)
Maturação
e)
Adsorção
10.
Questão 10
Em uma aula de Biologia, um aluno
afirmou que achou a estrutura celular do SARS-CoV-2, vírus causador da
COVID-19, bastante diferente de outros vírus. A afirmação do aluno apresenta um
erro. Qual?
a)
A
estrutura do SARS-CoV-2 é idêntica à de outros vírus.
b)
A
estrutura do SARS-Cov-2, até o momento, é ainda desconhecida.
c)
O
vírus causador da COVID-19 é o SARS-CoV-1
d)
O
aluno afirmou que se tratava de uma estrutura celular, e vírus são acelulares.
e)
SARS-CoV-2
é uma bactéria.
11.
Questão 11
(IFMT) Homem e criança são internados
em MT com suspeita de gripe H1N1
Um homem e uma criança foram
internados em um hospital particular da cidade de Sinop, a 503 quilômetros de
Cuiabá, com suspeita de estarem com os sintomas da gripe H1N1. De acordo com a
Secretaria Municipal de Saúde, os casos ainda estão em investigação.
(G1 MT 18/04/2013)
A gripe H1N1 é uma doença transmitida
por um novo tipo de vírus da mesma família que transmite a gripe. Em relação
aos vírus, marque a alternativa correta.
a)
São
organismos constituídos por célula procariótica.
b)
São
organismos constituídos por células eucarióticas.
c)
São
parasitas intracelulares.
d)
Os
vírus apresentam reprodução tipicamente sexuada.
e)
Todos
os vírus têm como material genético o DNA.
12.
Questão 12
(UEA) Alguns pesquisadores discutem
se os vírus devem ser considerados organismos vivos, uma vez que, dentre as
várias características de um ser vivo, os vírus:
a)
não
possuem organização celular e não crescem.
b)
não
transmitem material genético e não se movimentam ativamente.
c)
não
possuem organização celular e não possuem genes que codifiquem proteínas.
d)
não
possuem variabilidade genética e não crescem.
e)
não
possuem metabolismo e não possuem genes que codifiquem proteínas.

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